top of page

É terapêutico, mas não é Psicoterapia!

  • Foto do escritor: Nayara Vilarinho
    Nayara Vilarinho
  • 22 de mar. de 2021
  • 1 min de leitura

Então, vamos esclarecer essa diferença?


Não raro escuto as pessoas dizerem:

"Viajar é minha terapia!"

"Cozinhar pra mim é tão terapêutico!"

"Ler é minha terapia, eu viajo..."


Também estão incluídas no rol das atividades terapêuticas: o happy hour com os amigos, dançar, praticar esportes e tantas outras coisas que a depender da singularidade do sujeito, aquecem o coração. São consideradas terapêuticas porque proporcionam prazer e ajudam o sujeito a aliviar suas tensões.


Quando estamos envolvidos nessas atividades, temporariamente nos distraímos dos nossos problemas, graças a ação dos neurotransmissores endorfina, serotonina e dopamina que ao serem liberados em nosso corpo provocam sensação de prazer e bem-estar.


E a Psicoterapia? Esta acontece em um ambiente acolhedor, na presença de um Psicólogo Clínico que além de ouvir sem julgamentos, analisar e interpretar o que o paciente diz, ajuda-o a se conhecer melhor e desenvolver repertório para lidar de forma mais favorável com seus problemas.


Diferentemente das atividades terapêuticas que nos distraem dos nossos problemas, a Psicoterapia os têm como foco. O objetivo não é distrair-se, fugir ou esquivar-se, mas atravessar, enfrentar as questões que te mobilizam e muitas vezes te impedem de ter uma vida mais leve, tudo isso contando com ajuda especializada. 😉🙌

Comments


Tenha uma relação saudável com a ansiedade.

Assine aqui e receba conteúdos sobre o tema.

Nayara Vilarinho

Brasília-DF

nayvilarinho@gmail.com

+ 55 61 9.8126-4360

Visite

  • Instagram

©2021 consultorya.com.br

bottom of page