top of page
  • Foto do escritorNayara Vilarinho

Você está no momento presente?

Você se reconhece como alguém que costuma ser capturado por seus próprios pensamentos e sentimentos? E quando aparecem você se percebe sugado por eles a ponto de não notar o que está acontecendo à sua volta? Parte disso se deve ao modo que nossa mente aprendeu a funcionar para garantir nossa sobrevivência enquanto espécie. Nesse aspecto evolutivo temos uma mente que está sempre julgando, pensando, antecipando, lembrando. E que fica nos convidando a acompanhá-la e obedecê-la.


Considerando também o mundo no qual vivemos hoje percebemos que não faltam motivos para que nossa mente esteja sempre ocupada. Nosso “modo fazer” está continuamente ativado com vistas a atender às diversas demandas de nosso cotidiano muitas vezes caótico, alimentando um ideal insano de produtividade. Somos estimulados cada vez mais a executar e menos a contemplar. Dessa maneira, nossa mente segue a mil por hora, nos envolvendo em um turbilhão de pensamentos que nos afastam do momento presente.


Nesse sentido, praticar atenção plena ou Mindfulness - que é a capacidade de direcionar a atenção a algo de forma intencional e flexível, abrindo espaço para sentir e ter contato com momento presente - pode ajudar. Se você se sentir disposto a experimentar, o exercício a seguir pode ser um bom começo:


  • Reserve alguns minutinhos do seu dia, escolha um lugar silencioso e sem muitas distrações, ache uma postura confortável e preste atenção em sua respiração sem controlá-la ou tentar alterar seu ritmo. Se você se distrair com outros pensamentos, perceba e volte sua atenção gentilmente a sua respiração, se perceba inspirando e expirando. Ao fazer isso você aprende a observar seus pensamentos e sentimentos, recuar e assumir uma posição de observador que vê sem julgar: “Aqui está aquele pensamento de novo”, enquanto traz sua atenção de volta para o momento presente, de volta à sua respiração. Isso ajuda a treinar sua atenção no que está imediatamente disponível e a desenvolver uma relação diferente com seus pensamentos. Você os observa sem obedecer ou evitar, agora são apenas pensamentos que vêm e vão, e sua respiração está no centro de sua atenção.

Espero que esse exercício te ajude a sair um pouco do piloto automático, das antecipações e preocupações que intensificam a ansiedade, que te permita ter perspectiva sobre os seus pensamentos. Para que você possa estar mais presente em sua vida, sendo menos reativo ao que acontece no seu entorno e escolhendo, de maneira mais consciente e conectada aos seus valores, como deseja viver.


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page