top of page
  • Foto do escritorNayara Vilarinho

“Não sei como a psicoterapia pode me ajudar ?!”

Uma das demandas mais frequentes que levam as pessoas a procurar a psicoterapia é não saber como resolver alguma questão difícil que se instalou em suas vidas. Cansadas após muitas tentativas fracassadas de resolução do problema, elas chegam a terapia aflitas por respostas e direcionamentos. Em meus quinze anos de prática clínica, não tem sido incomum que eu seja questionada por meus pacientes quando eles se encontram diante de conflitos e dilemas: “Mas o que você acha que eu devo fazer?”, ou ainda “No meu lugar o que você faria?” ou simplesmente um angustiante “O que eu faço?”. Minha resposta costuma ser: “Se eu te disser o que fazer, quem vai estar assumindo a responsabilidade pelas consequências da decisão?”


Por mais que eu seja empática aos sentimentos deles e entenda que tomar decisões e fazer escolhas envolve lidar com consequências incertas, que fogem do nosso controle e isso pode de fato ser assustador, considero que ninguém, especialmente o psicólogo, deve assumir a responsabilidade das decisões da vida do outro, até porque as consequências serão vividas pela própria pessoa.


E como a Psicoterapia pode ajudar então?


  • Pode ajudar a fortalecer comportamentos que te auxiliem na tomada de decisão, bem como enfraquecer aqueles que te atrapalham;

  • Pode ajudar a desenvolver um repertório mais analítico;

  • Pode te ajudar a se observar e descrever as circunstâncias conflituosas, para que você tenha mais clareza sobre o que decidir;

  • Pode te ajudar a avaliar qual seria o menor prejuízo na decisão a ser tomada, já que escolher envolve perder algo e ter que lidar com isso.


Tudo isso levando em consideração quem você é, a sua história de vida e o contexto no qual você se encontra. Você é único, singular na sua forma de sentir e lidar com suas próprias questões e o processo terapêutico deve atender a essas condições, além respeitar o seu caminho de aprendizado e superação. Por isso o psicólogo não deve te dar respostas prontas, mas te ajudar a construir e/ou chegar nas respostas que melhor se adequarem à resolução dos seus conflitos.


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page