top of page
  • Foto do escritorNayara Vilarinho

“Não consigo dizer não…”

Quais são as dificuldades para dizer não?

😒 "Não quero briga!"

😒 "Não quero que fiquem triste ou com raiva de mim"

😒 "Não quero decepcionar..."


Essas são apenas algumas das justificativas para a dificuldade de muitos em dizer não, em colocar limites em suas relações interpessoais. Acontece que se não lidamos com essa dificuldade, se não a superamos, vamos nos perdendo de nós mesmos, ficamos alheios às nossas vontades e porquês, e passamos a supervalorizar a vontade do outro em detrimento da nossa.


Dizer sim quando queremos dizer não, é uma atitude autodestrutiva porque mata a nossa essência, nossos desejos e vontades, tão estruturantes e legítimos. Nos tornamos refém da vontade alheia a fim de alcançarmos aprovação, validação e reconhecimento, como se sendo nós mesmos não fôssemos merecedores de tudo isso.


Quanto nos custa dizer sim para o outro e não para nós mesmos? Com a justificativa de que não queremos desagradar, brigar com o outro ou de que não temos escolha, vamos nos desagradando e delegando ao outro o protagonismo da nossa vida!


Aproprie-se de quem você é, não abra mão de estar na própria pele para agradar ninguém, do contrário o preço pode ser muito alto: Uma vida vazia, inautêntica, sem sentido... E isso é muito sofrido.


22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page