Entenda a procrastinação e com lidar com ela
- Nayara Vilarinho
- 18 de jan. de 2021
- 2 min de leitura
Procrastinar é adiar a execução de uma tarefa, para o limite do prazo que temos ou para quando não podemos mais adiar. É sobre deixar para depois, o que pode ser feito hoje.
Fazer o que tem que ser feito, exige uma boa dose de autocontrole, já que para atingir um objetivo futuro, temos que adiar ou reduzir nosso contato com reforçadores imediatos a fim de alcançar um prazer mais consistente, de maior magnitude no futuro. Por exemplo, pode ser que a aprovação em um concurso público seja meu alvo, para tentar alcançá-lo, devo cumprir uma programação de estudos diários. Tal objetivo tem um custo pessoal alto, que envolve um investimento diário de tempo e energia, além de adiar ou reduzir a frequência de atividades que me proporcionam prazer imediato: sair com amigos, ficar no celular, maratonar séries... O comportamento de estudar, é que deve ocupar mais meu tempo, só que este muitas vezes não é tão prazeroso quanto os outros que citei acima, e daí vem o desânimo, o desconforto e logo em seguida a procrastinação.
Temos uma maior sensibilidade a consequência imediatas, porém, alguns objetivos só são alcançados a médio e longo prazo, ou seja, consequências tardias tendem a nos desanimar. Algumas atitudes podem te ajudar a evitar que a procrastinação se torne um comportamento padrão:
✔️ AUTOCONTROLE: Significa basicamente evitar as distrações (redes sociais, jogos, séries...) no momento de executar a tarefa. Tais distrações trazem consequências prazerosas a curto prazo, mas acabam desviando seu foco do que deve ser feito, para que você alcance consequências mais reforçadoras a médio e longo prazo.
✔️ PLANEJE-SE: Liste suas tarefas e estipule prazos de execução, para não adiá-las.
✔️ MICRO-TAREFAS: Divida as tarefas que achar mais complexas em partes menores, isso vai diminuir o custo pessoal em executá-la.
✔️ ENTENDA o que tem que ser feito: Não entender como fazer determinada tarefa pode ser aversivo, o que aumenta as chances de você procrastinar.
✔️ Faça PAUSAS: A cada tarefa concluída, pare e se distraia por alguns minutos. Isso é uma forma de criar um ritmo próprio e respeitá-lo.
✔️ Evite o PERFECCIONISMO: Esse padrão 8 ou 80, do "Ou eu faço perfeito, ou não faço" não é nada produtivo, pois, te leva a adiar o início da tarefa, não te ajuda a lidar com a frustração de que você não será o melhor sempre. Contente-se em fazer com excelência, esqueça a perfeição.
✔️ Crie RECOMPENSAS ao longo do processo: valorize seus esforços durante a tarefa e não apenas no final dela.
✔️ Evite AUTOCRÍTICA: Procrastinar é humano e aceitável em algumas circunstâncias, não faz de você um preguiçoso.
✔️ TOME DECISÕES: Comporte-se em prol da mudança que você quer para sua vida.
Comments