top of page
  • Foto do escritorNayara Vilarinho

Como lidar com emoções difíceis

Medo, tristeza, raiva, vergonha, culpa e outras emoções difíceis e desagradáveis fazem parte da experiência de todos nós. São universais, e em alguma medida necessárias já que informam algo a nosso respeito bem como a respeito do contexto no qual estamos inseridos.

Cada um de nós desenvolve formas singulares de lidar com sentimentos difíceis. Algumas delas podem ser úteis e outras, pouco proveitosas e até mesmo danosas. É o caso de quando evitamos a qualquer custo o que nos deixa desconfortáveis ou compensamos o mal-estar na comida, bebida, redes sociais e outras formas que encontramos para nos distrair e anestesiar de nossos incômodos.


Independente de qual seja o seu estilo de enfrentamento, trago aqui estratégias que podem te ajudar a lidar com emoções difíceis, de uma maneira mais realista e produtiva, a longo prazo.


Seja realista!


É preciso assumir uma abordagem mais realista na qual todas as emoções são passíveis de serem sentidas. A ênfase na busca por uma vida feliz, fácil e permanentemente agradável nos impede de lidar com situações conflitantes que podem gerar frustração e outros sentimentos difíceis. Querer se sentir perfeitamente bem ao fazer uma escolha importante, em muitos momentos dificulta a tomada de decisão. Se não somos capazes de tolerar ambivalências, conflitos e frustrações criamos uma expectativa irrealista de que as emoções desagradáveis são uma marca da nossa falha e logo pensamos “eu não deveria me sentir assim”, como se os sentimentos difíceis não fizessem parte da vida de qualquer pessoa.


Sim, você vai se decepcionar!

E não é uma questão de “se você vai se decepcionar” - mas “de quando você vai se decepcionar”. E para este mal não há livro de autoajuda, remédio ou terapia que possa te livrar, essa experiência simplesmente faz parte de uma vida plena. E quando ela chegar, inevitavelmente virá acompanhada de sentimentos difíceis. Normalizar e acolher o fato de que eventualmente vamos nos decepcionar, afinal as coisas nem sempre são como esperamos, nos ajuda a não maximizar os efeitos negativos da decepção em nossas vidas.


Seja flexível com suas emoções!


Não fique aprisionado pelas emoções difíceis, deixe que elas passem. Aprenda a reconhecê-las, observá-las e aceitá-las como uma experiência de um dado momento, mas não deixe que elas guiem suas ações. Elas podem até te sequestrar de vez em quando, mas você não precisa se tornar refém delas. Não é nada fácil ficar dominado pela raiva, tristeza, desesperança… Contudo, na presença desses e outros sentimentos difíceis podemos nos perguntar: Como eu gostaria de agir na presença desta emoção difícil que me toma agora? Ao reagir às nossas emoções difíceis como se elas fossem perigosas, inaceitáveis, sem sentido e motivos de vergonha não estamos aprendendo a conviver com toda gama de emoções e sentimentos que nos faz humanos. A questão não é se sentir bem - é ser capaz de sentir tudo.


73 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page