top of page
  • Foto do escritorNayara Vilarinho

Antes de buscar apoio psicológico você precisa saber disso…

Terapia, Psicoterapia, Psicologia, Psicanálise e outras abordagens psicológicas… todos estes termos são conhecidos dos psicólogos, que ainda na faculdade de psicologia aprendem a conceituar e diferenciar cada um. Mas, é absolutamente compreensível que aqueles que são leigos desconheçam ou se confundam com tais termos. E sem essa informação básica fica difícil escolher o tratamento que pode ser mais efetivo para tratar o problema que aflige quem busca por atendimento psicológico, não é mesmo? Bom, então vamos esclarecer cada um deles.


A Psicologia é a área da ciência que se ocupa em estudar o funcionamento humano no que se refere ao comportamento, cognição e emoções. Seu conhecimento é abrangente e aplicado em diversas áreas, como a Psicologia clínica, escolar, organizacional, hospitalar, jurídica, do esporte e outras. Cada uma dessas tem seu escopo de atuação e formas variadas de prestação de serviço.


A psicoterapia é uma prática profissional realizada por psicólogos. Trata-se de um processo no qual o psicólogo deve acolher, compreender e tratar diferentes demandas, que vão desde de condições de saúde diagnosticadas, como os Transtornos Mentais, passando por conflitos pessoais que geram sofrimento até mudanças de comportamento que podem promover qualidade de vida ao paciente. Esta atividade está amparada por diferentes referenciais teóricos e técnicos ou abordagens psicológicas , que norteiam a prática profissional do psicólogo e o ajudam a formular e conduzir seus casos clínicos. Cada abordagem, a partir das teorias e métodos que a compõem, irá conduzir a atuação do psicólogo diante das questões apresentadas pelo paciente. É como se fossem diferentes lentes para ver e explicar o indivíduo, em suas particularidades e forma de se relacionar com o mundo. Algumas das abordagens da Psicologia são: Terapia Analítico Comportamental, Terapia Cognitivo Comportamental, Psicanálise, Gestalt Terapia, Psicoterapia Junguiana. Cada psicólogo tem o dever ético de informar o paciente sobre qual é a sua abordagem, as aplicações e resultados que o paciente pode esperar tendo seu processo orientado por ela.



A Psicanálise é uma disciplina da Psicologia, uma das abordagens psicológicas, criada pelo médico austríaco Sigmund Freud, conhecido como “Pai da Psicanálise”. Uma das principais contribuições da teoria psicanalítica é o conceito de inconsciente e sua influência sobre o comportamento humano. No Brasil, por lei, para ser psicanalista não é necessário ser psicólogo (ter graduação em Psicologia), não há exigência de uma graduação específica, sendo suficiente curso de especialização em psicanálise. Embora muitos psicólogos sejam também psicanalistas. Aquele que é especialista em psicanálise é chamado de Psicanalista ou Analista ,e quem se submete a tal processo costuma dizer que “faz análise”.


Finalmente, terapia é uma palavra de origem grega que etimologicamente significa “ato de curar”, cuidar, restabelecer. No contexto da saúde, terapia se refere ao tratamento de diversos males e tem a finalidade de aliviar diferentes danos físicos e mentais. Como exemplo podemos citar a fisioterapia, quimioterapia, terapia ocupacional, psicoterapia, entre outras. No dia a dia, é comum ouvir de pessoas que se submetem a sessões de psicoterapia que “eu faço terapia”, de maneira que para o senso comum terapia e psicoterapia tornaram-se termos equivalentes.


As informações aqui apresentadas têm o único objetivo de clarear o entendimento do leitor que é leigo com relação a esta importante área da saúde mental, além de servir de suporte para a decisão de buscar apoio psicológico.


49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page