top of page
  • Foto do escritorNayara Vilarinho

Alguns mitos e verdades sobre atuação do Psicólogo Clínico

MITO: Psicólogo só cuida “de doido.”

✅ VERDADE: Bom, se nesse caso “doido” (termo pejorativo) for aquela pessoa com algum tipo de Transtorno Mental (termo correto), então sim o psicólogo trabalha com esse público, mas não apenas com ele. O psicólogo também cuida daqueles que buscam alívio emocional para suas dores e problemas, que não precisam estar necessariamente diagnosticados por um médico.


MITO: Psicólogo dá conselhos.

✅ VERDADE: Se fosse isso, convenhamos, você poderia conversar com um amigo ou familiar, não é mesmo?! Dessa maneira, não faria sentido pagar por um serviço facilmente encontrado em outros contextos, e ainda de graça. O que não quer dizer que conversar com aqueles em quem confiamos não se constitua em uma poderosa ajuda e fonte de alívio emocional. Mas nesse caso, a diferença é que o trabalho do psicólogo é colaborativo e adaptado às necessidades de cada paciente, através de seu conhecimento técnico e intervenções apoiará o paciente em seu processo de encontrar melhores caminhos, alternativas e mudanças.


MITO: Psicólogo só ouve.

✅ VERDADE: A escuta de fato é o nosso importante instrumento de trabalho, mas ela não é passiva. Já que através dela demonstramos acolhimento e validação às questões do paciente. Sua presença por si só já é mobilizadora de mudanças. Também a partir dela fazemos questionamentos e intervenções. Por isso, ela é ativa e treinada. A escuta guia a fala e atuação do psicólogo.


MITO: Psicólogo sempre sabe o que eu preciso fazer.

✅ VERDADE: Não, não sabe!!! Ele não tem bola de cristal. O papel do psicólogo é muito mais colaborativo e facilitador. Ele respeita e acredita no seu processo, por isso não te dará respostas, mas ajudará você a encontrá-las, porque a autonomia e independência do paciente em fazer escolhas e agir para alcançar a melhora que espera para sua vida, é um dos objetivos profissionais do psicólogo.


Espero com esse texto ter colaborado para desmistificar a atuação do psicólogo clínico, que muitas vezes fica encoberta por uma aura de mistério ou reduzida a mitos que se tornam verdades para o senso comum, o que leva a muitos a deixarem de buscar e se beneficiar desse serviço.


15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page