top of page
  • Foto do escritorNayara Vilarinho

10 Recursos não medicamentosos para aliviar a ansiedade

Quando a ansiedade se torna um transtorno, ou seja, ocasiona prejuízos e limitações à vida cotidiana, o acompanhamento médico e medicamentoso é indispensável. Porém, os recursos aqui listados ajudam no alívio da ansiedade e na prevenção de uma crise ansiosa, tanto nos casos diagnosticados quanto para aqueles que desejam ter uma relação mais saudável com a própria ansiedade no dia a dia:

  1. Intestino saudável = Cérebro saudável: O bom funcionamento do intestino contribui na produção de substâncias fundamentais para o alívio da ansiedade, principalmente a serotonina, que é um neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar.

  2. Boa hidratação: A desidratação causa estresse e, quando seu corpo está estressado, você experimenta ansiedade como resultado.

  3. Boa alimentação: Não há um alimento específico que reduza a ansiedade. Contudo, uma alimentação saudável e equilibrada traz benefícios à saúde física e mental.

  4. Dormir bem: O sono é um mecanismo biológico essencial para saúde física e mental. é como se fosse um alimento do corpo e do cérebro. A privação do sono desencadeia no cérebro um estado de alerta que faz com que os níveis de cortisol (hormônio do estresse) aumentem muito, levando ao aumento dos níveis de ansiedade.

  5. Movimentar o corpo: Nosso corpo foi projetado para estar em movimento, por isso para além de praticar exercícios físicos, mexa-se! Estar ativo contribui para que o estresse e a ansiedade se mantenham em níveis saudáveis.

  6. Tratar outras doenças: Tratar ou controlar outras doenças pré-existentes, como por exemplo, diabetes e hipertensão arterial, previne complicações que podem desregular os níveis de ansiedade.

  7. Praticar meditação: A cabeça do ansioso está quase sempre no futuro, ‘pré-ocupada’ com algo que ainda não aconteceu e que provavelmente não acontecerá. Meditar é uma forma de se manter no aqui e agora, prestando atenção na própria respiração por alguns minutos, tirando o foco de preocupações futuras, diminuindo assim a ansiedade. Se você quiser experimentar e se beneficiar desta técnica, sugiro alguns aplicativos: 5 Minutos; Medite.se; Meditopia.

  8. Psicoterapia: Na psicoterapia você pode aprender a reconhecer como funciona a sua ansiedade e o que fazer para que ela não se torne o centro da sua vida, te trazendo prejuízo e sofrimento.

  9. Exercitar a espiritualidade: Estudos recentes comprovaram que o exercício da espiritualidade, não apenas no sentido da religiosidade, mas no sentido de praticar um propósito de vida, aquilo que dá significado aos seus dias, é um fator de proteção contra ansiedade.

  10. Manter relações saudáveis: O contrário disso, ou seja, relações tóxicas e abusivas, independente da esfera que aconteçam (familiar, conjugal, social), podem aumentar a ansiedade e contribuir para o adoecimento mental.

Nem sempre todos estes recursos estarão funcionando de forma harmônica em nossa rotina, mas estar consciente da importância deles e tentar praticá-los, ajudará no alívio da ansiedade.


92 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page